
“Essa celebração é das mais importantes de todo o Congresso Eucarístico Nacional. Hoje, o Congresso está no meio de vocês”.
“Essa celebração é das mais importantes de todo o Congresso Eucarístico Nacional. Hoje, o Congresso está no meio de vocês”. A afirmação foi usada pelo legado do papa Bento XVI para o CEN, Dom Cláudio Hummes, como saudação aos presentes na Missa da Solidariedade aos Excluídos. A celebração ocorreu nesta sexta-feira (14/5) no Santuário Nossa Senhora de Fátima, na 906 Sul.
A Santa Missa foi feita especialmente para os catadores de materiais recicláveis e moradores de rua. Ao todo, estiveram reunidas cerca de mil pessoas. A celebração contou com a presença de 30 padres e 11 bispos, dentre eles Dom Lorenzo Baldisseri, atual Núncio Apostólico do Brasil, Dom Guire Poulard, bispo do Haití, e Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília.
Durante a homilia, o legado do papa frisou o importante papel de todos os fiéis católicos na promoção da igualdade. “Todos nós somos responsáveis pela pobreza, miséria e analfabetismo e estamos aqui para vencer isso. Precisamos ajudar a montar uma sociedade. E, não nos acostumar com a miséria e achar normal, quando isso é tremendamente injusto”, explicou Dom Cláudio.
Ao final da celebração, foram distribuídos terços bentos pelo próprio Dom Cláudio. A lembrança foi entregue nas mãos dos participantes pelo legado papal e também por Dom João Braz. “A Eucaristia ensina a criar fraternidade e trabalhar com os menores tem essa importância”, comentou Dom João.
Por Trícia Oliveira
No comments:
Post a Comment