
Maurício Raimundo
"O objetivo é tratar do fortalecimento das relações entre as pessoas e da dignidade da pessoa humana"
O Simpósio de Bioética começou logo após a missa. Foi aberto pelo arcebispo emérito de Brasília, cardeal Dom José Freire Falcão. Ele lembrou os avanços da medicina, mas disse que os progressos científicos não podem tirar a importância da vida humana – em sua opinião, cada vez mais ameaçada.
O primeiro debate teve como participantes o professor André Marcelo Machado Soares, do Instituto de Filosofia e Teologia do Seminário São José e membro da Comissão de Bioética da CNBB e a professora Cláudia Maria de Castro Batista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A mediação do debate coube ao padre Aníbal Gil Lopes, que é mestre em Bioética Moral. Ao abrir as discussões, padre Aníbal explicou que durante o simpósio serão debatidos os temas Princípios da Bioética, a Nova Vida Humana, Ciência e Fé, e Qualidade e Cuidado no Final da Vida. O objetivo, segundo ele, é tratar do fortalecimento das relações entre as pessoas e da dignidade da pessoa humana, tendo uma visão integral do homem e da sua vocação.
Por Paulo Victor Chagas
No comments:
Post a Comment